17 de outubro de 2017

EMU – Equipment for Multi-use (Portuguese only)

Plano para Gestão e Compartilhamento de Uso do EMU/FAPESP – Equipamento para Processo DED (Direct Energy Deposition)

 

Apresentação e descrição do equipamento

 

O EMU Equipamento para Processo DED (Direct Energy Deposition) foi concedido pela FAPESP pelo Projeto Temático FAPESP nro. 2016/11309-0 e compõe o parque de equipamentos do Laboratório de Processos Avançados e Sustentabilidade – LAPRAS do SEP-EESC/USP. O equipamento é capaz de depositar material metálico a partir de matéria-prima na forma de pó metálico e fabricar peças pelo processo de deposição direta por energia (DED – Direct Energy Deposition). A partir de um desenho CAD sólido 3D o equipamento pode fabricar a peça metálica diretamente com uma necessidade mínima de ferramental. Possui uma fonte laser de 500 W de potência e 5 eixos simultâneos de interpolação. Trabalha em uma câmara inerte para evitar a oxidação e contaminação, quando trabalhando com ligas metálicas sujeitas a oxidação ou contaminação/reações indesejadas.

 

Comitê Gestor

 

O comitê é composto pelo Coordenador do Projeto Temático no qual foi concedido o Equipamento, pesquisadores Associados e Pesquisadores ligados à tecnologia DED de outras instituições (UFSCar e UNICAMP) Este comitê é responsável pela avaliação das solicitações de uso do equipamento por universidades e empresas e manutenção da máquina. São membros deste comitê:

Prof. Titular Reginaldo T. Coelho – EESC/USP

Prof. Dr. Marcelo Bertolete Carneiro – EESC/USP

Prof. Dr. Eraldo Jannone da Silva – EESC/USP

Prof. Dr.-Ing. Carlos Eiji Hirata Ventura LPF – DEMec/UFSCar

Prof. Dr. Éder Sócrates Najar Lopes – DEMM – FEM/UNICAM

 

Comitê de Usuários

 

Este comitê irá avaliar o serviço prestado, a adequabilidade das condições de uso e operação do equipamento e o bom andamento do Plano para Gestão e Compartilhamento de Uso do EMU. Ele é formado por um professor da Eng. Mecânica da EESC/USP, um professor pertencente à FEM/UNICAMP e um pesquisador da FEM UNESP-Bauru. Não poderão fazer parte do Comitê de Usuários membros do Comitê Gestor ou o responsável pelo equipamento. O comitê poderá ainda propor modificações ao plano, se necessárias, para melhor atender às demandas dos usuários. Esse comitê fornecerá relatórios periódicos com suas avaliações aos responsáveis pelo equipamento. São membros deste comitê:

Prof. Dr. Alessandro Roger Rodrigues – SEM-EESC/USP

Prof. Dr. Anselmo Eduardo Diniz – FEM/UNICAMP

Prof. Dr. Luiz Eduardo de Angelo Sanchez – FEM UNESP-Bauru

 

Usuários

 

O EMU atende preferencialmente docentes, pesquisadores e alunos vinculados ao Projeto Temático FAPESP nro 2016/11309-0 para o qual o mesmo foi concedido. Entretanto, como equipamento multiusuário, o Equipamento DED estará também disponível para pesquisadores externos ao Projeto, incluindo a comunidade técnico-científica de todos os departamentos da EESC/USP, de outras universidades da região, do estado de São Paulo e do país.

 

Normas de utilização

 

Os usuários serão credenciados para utilização do equipamento com preço subsidiado a partir da comprovação da necessidade e do tipo de serviço, através da apresentação de projeto de pesquisa em andamento, financiado por órgãos públicos. O subsídio à pesquisa deverá ser possível pela atuação constante dos pesquisadores do LAPRAS na submissão de projetos individuais de reparo e do apoio da instituição. Os demais usuários, não associados a uma atividade de pesquisa formal, também poderão ser atendidos por meio de pagamento, que levará em conta o custo da manutenção preditiva do equipamento, a ser realizada periodicamente, de acordo com a recomendação do fabricante, e os custos associados aos materiais de consumo (matéria-prima na forma de pó metálico, consumíveis, etc.). A utilização do equipamento será cobrada para todos os usuários cadastrados, sejam eles internos ou externos ao LAPRAS e à EESC/USP, todos seguindo a mesma política de preços. O equipamento deve ser operado exclusivamente pelo pessoal treinado, ligado ao LAPRAS.

 

Os pedidos de orçamento e reserva de horário deverão ser realizados por e-mail dirigido aos cuidados do Prof. Titular Reginaldo T. Coelho através do email: rtcoelho@sc.usp.br

Na solicitação de serviços, o usuário efetua a reserva de horário concordando com o pré-orçamento que lhe é apresentado. Todas as requisições serão comunicadas ao Comitê de Usuários e reportadas periodicamente ao Comitê Gestor do equipamento, coordenado pelo Prof. Titular Reginaldo T. Coelho.

 

Para garantir que todos os potenciais usuários tenham a mesma oportunidade de utilização, o equipamento será reservado por no máximo sete dias e uma nova reserva apenas será feita após o uso do período anterior. Desistências devem ser comunicadas ao Comitê Gestor até 24 horas antes do início do período reservado, para que haja tempo de outro usuário utilizar o horário. Caso isso não seja feito, o período deverá ser cobrado, a não ser que a ausência seja devidamente justificada.

 

Publicações em periódicos, dissertações, teses, relatórios científicos, trabalhos apresentados em eventos científicos, etc. deverão incluir agradecimentos ao Projeto Temático FAPESP nro 2016/11309-0 EMU. Serão solicitadas cópias digitalizadas de trabalhos decorrentes dos resultados obtidos no EMU. Em caso de teses e dissertações é suficiente o envio da página de rosto e da página de agradecimentos. Eventuais contatos a respeito do uso da máquina deverão ser encaminhados exclusivamente pelo endereço de e-mail: rtcoelho@sc.usp.br